quarta-feira, 30 de março de 2011

preconceito

preconceito
(pre- + conceito)
s. m.
1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
2. Opinião desfavorável que não é baseada em dados objectivos. = intolerância
3. Estado de abusão, de cegueira moral.
4. Superstição.



Penso que todos nós convivemos com o preconceito diariamente. Basicamente o preconceito é a ideia pré-existente que concebemos sobre alguma coisa.  É a posição que tomamos à priori. Pode ser sobre tudo e contra tudo. Faz parte de ser humano, formar opiniões. Quando vemos uma pessoa, por vezes conscientemente e por outras inconscientemente, marcamos essa pessoa com um X virtual (pessoa X). Seja com uma ideia de que essa pessoa está interessada na nossa namorada ou de que essa pessoa e a nossa filha têm um caso secreto. Por mais que a nossa filha nos diga que não, ele vai ser sempre associado a tal ou em vias disso. Em termos raciais nem adianta discutir pois o assunto é constantemente batido. As ideias de que por ser de determinada etnia vai agir 'assim e assado' já é algo que sabemos que existe e sabemos que temos que combater.
O preconceito vem normalmente associado à discriminação. A discriminação aparece quando a pessoa X recebe um tratamento 'especial', ou seja, pelo facto de ter sido marcado vai-lhe ser difícil fazer certas coisas. Seja acompanhar a filha a casa, etc, dependendo do tipo de preconceito.  Simplesmente é complicado para a pessoa X porque é vista sempre daquela forma. A parcialidade face a diferentes tipos de pessoas é gritante. Se uns podem, todos nas mesmas circunstâncias deviam poder. A não ser que as pessoas assumam que estão em circunstâncias diferentes. Aí o tratamento também será diferente.
O 'pré-conceito' é uma forma de condicionar a atitude humana. Condiciona-nos e impede-nos de ser livres e por incrivel que possa parecer, as aparências sociais ainda importam e muito. Ainda estão na base de muitas das relações entre pessoas.

1 comentário:

José Carlos disse...

problemas com o pai da namorada? xD