domingo, 30 de janeiro de 2011

E o Tigre recomenda ..


Olhos de Lince (não gozem com a tradução, não fui eu que a fiz). Hoje vi este filme. Brutal. Muito bom mesmo. Não tinha mais nada para fazer. Tinha umas expectativas elevadas para este filme e não desapontou.
Nem sei que nota lhe daria.

love is not a victory march II

Acredito mais em amor à primeira conversa do que amor à primeira vista. Se alguma coisa destas existe será certamente a primeira, a segunda nem nas histórias. À medida que o tempo avança, envelhecemos e sentimos que já não somos os mesmos. Já não ouvimos da mesma forma, já não falamos da mesma forma. As coisas parecem turvas aos nossos olhos. Deixamos de valorizar tanto o que está por fora. As conversas tornam-se mais importantes e mais vivas. É o pacemaker da relação. Se isto deixa de funcionar, tudo deixa.
Eu gosto muito mais das raparigas que sabem conversar do que aquelas que se sabem maquilhar para parecerem mais bonitas. A beleza natural é sempre a melhor. Quando uma rapariga consegue parecer bonita enquanto faz as expressões faciais mais parvas e esquisitas, essa rapariga é dona de uma beleza natural incrível.
Quando um casal está num momento nostálgico e recorda bons momentos que tiveram juntos, é mais provável que se lembrem de conversas, de filmes, de lágrimas, de risos do que propriamente do que o que tinham vestido no dia X e que ficava mesmo bem na pessoa. Isto sou eu a dizer. Há pessoas para tudo.

É a segunda vez que faço uma reflexão séria sobre isto, não a faria se não achasse necessário. Infelizmente acho. As pessoas já não vivem o momento. Já não vivem a essência. Limitam-se a fazer estudos sobre os prós e os contras e se os prós pesarem mais, avança-se. Tentam racionalizar tudo. Complicamos equações simples.

As relações de hoje estagnam. São uma seca. Devemos sempre inovar. Imagine-se uma escada, cada semana, por exemplo, deve-se avançar um degrauzinho. Não se devem estar sempre a repetir as mesmas coisas, perde-se o interesse quando assim é. A inovação é o óleo do pacemaker. A criatividade, a intimidade, deve tudo ser trabalhado.

Hoje em dia, tiram-nos o tempo todo. Pelo menos a mim tiram. Seja a escola, seja a música, seja o teatro, seja o circo, seja o que for, as pessoas andam todas ocupadas. O tempo livre é necessário para descansar, por vezes é insuficiente. Há relações que sofrem por causa disto. Por acaso, eu sou solteiro e não devo tempo a ninguém. Quando o dedico a alguém é porque sacrifico tempo por vontade própria. É isso que devemos fazer, definir prioridades. Se não tivermos tempo para uma pessoa, não podemos queixarmo-nos se ela nos quiser deixar. Antes havia tempo para tudo. Hoje temos que lutar pelo tempo que podemos dedicar. Temos que merecê-lo e ainda temos que merecer que nos dediquem.

Não sei se algum dia vamos aprender como nos comportar.


''love is not a victory march
it's a cold and it's a broken hallelujah''

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

so agora é que reparei que certos 'títulos' de matemática podiam ser títulos de textos daqueles melancólicos.
só para dar uns exemplos:

  • limites
  • monotonia
  • continuidade
  • probabilidade(s)

fui só eu que notei ?

Os astros devem estar alinhados ou é coisa das marés, ou anda aí qualquer coisa fora de sítio porque o frio de hoje, não é normal.


P.S - Tomara que fosse o maior dos meus problemas. Yaaa, há teste de matemática amanhã.

domingo, 23 de janeiro de 2011

esca esca esca

É em momentos como os de ontem que tenho orgulho na minha escola secundária.
Ao que parece são 125 anos já. É qualquer coisa.

Parabéns Escola Secundária Carlos Amarante.

Podia estar para aqui a dizer muitas coisas que já vivi contigo. Desdes as visitas de estudo, desde todas as queixas que fiz sobre o teu funcionamento, desde as condições em que estavas há largos anos. Todas as vezes que vesti um equipamento com o teu símbolo foram um orgulho. Todas as vezes que gritava 'esca esca esca' em teu nome. Ensinaste-me muita coisa é verdade mas todos nós que por ti passamos também deixamos o nosso cunho. Quando entrei no edifício, não sabia o que esperar. Vi as salas com chão de madeira, ainda com estrados ! Sim, essas coisas do velho século. Vi estruturas muito antigas. A escola mantinha-se intacta há anos. Agora não, entraste em obras e mudaste completamente. Lavaste a cara e pareces uma coisa nova. Estás finalmente a acompanhar a evolução. Estás totalmente diferente. Tudo mesmo. Posso dizer que fiz parte do período de transicção. Os corredores, as salas, era tudo diferente. As escadas não, essas mantêm-se no mesmo sítio e iguais praticamente. Aqueles corredores velhos tinham muitas coisas para contar. Algumas morreram com eles certamente. As carteiras e cadeiras também. Sentaram-se lá muitas gerações. Muitas hão de sentar-se nas novas cadeiras também. A Esca foi sempre a minha primeira escolha. Não me arrependo. Conheci quem queria conhecer nos momentos certos da minha vida. As dificuldades não me surpreenderam. Vou sentir a falta disto. Espero que até ao final do ano fiques a funcionar a 100%, não quero acabar o secundário numa escola em obras.

Provavelmente vou voltar a escrever sobre ti escola. Parabéns!

Esca Esca Esca

sobre as eleições

Hoje o nosso país vai a votos. De entre seis candidatos, um irá ser eleito Presidente da República. Estas eleições dão-me sempre a sensação que nada irá mudar. Podem mudar a cara e o nome das pessoas que estão lá em cima, mas vêm todos do mesmo saco. Acho que precisamos de mudar de rumo e ser activos. Ultimamente vejo a figura do Presidente como aquele que vai em viagens e assina os papéis. Não o vejo realmente a lutar. Olho e só consigo ver uma atitude passiva face a tudo.

Eu apelo ao voto por uma simples razão, quem tem o direito ao voto e não o exerce, não pode em circunstância alguma queixar-se que o presidente isto e aquilo porque se estivesse realmente incomodada, essa pessoa teria levantado o seu rabo da cadeira no dia das eleições. Também aprecio bastante aqueles que se queixam que o Sócrates isto e aquilo mas depois votam nele. É irónico, mas eu não tenho nada a ver com isso.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Apresentação Oficial

Ainda não tinha feito aqui um anúncio formal e penso que está na hora de o fazer. Como já puderam observar (se o fizeram ou não é outra questão), eu faço agora parte de um projecto colectivo. O Para Inglês Ver! é uma coisa simples e prática. Um espaço onde eu espero escrever o que me apetecer. Ainda é um projecto-bebé, mas naturalmente crescerá e irá ficar grande.
Graças à Catarina e à Filipa este projecto nasceu. Agradeço-lhes por isso. Obrigado.
Passem por lá e deixem sugestões. Façam críticas. Sinceras.
Dou então as boas-vindas ao novo blog que já tem uns tempinhos, mas só agora o vejo a avançar.

Vá, toca a ir lá.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

por motivos de ordem não sei quem, a apologia de sócrates foi adiada para algum momento durante a mesma semana. estou a aguardar novos desenvolvimentos.

domingo, 16 de janeiro de 2011

tá a dar razao ao luis, vá lá

Lembram-se disto, lembram ???  Quem tinha razao, quem tinha ??? Ao que parece andamos todos enganados quanto ao nosso signo. Wow, afinal a personalidade que todos pensavam ter é outra. Em muitos mails corrente que recebi, alguns diziam isto:

Peixes
'O Sonhador. Bom coração e pensativo. Muito criativo e imaginativo. Pode ficar reservado e vago. Sensível. Não gosta de detalhes. Sonhador e irreal. Simpático e amoroso. Desinteressado. Bom beijador. Bonito. '

Por incrível que pareça (nãaao!) só dizem coisas boas, coisas que eu ia gostar de ler portanto.
Adiante, ao que parece agora sou Aquário. Do mesmo tal mail:

Aquário
'O Amado. Optimista e honesto. Doce personalidade. Muito independente. Inventivo e inteligente. Amigável e leal. Pode parecer não emotivo. Pode ser um pouco rebelde. Muito teimoso, mas original e sem igual. Atraente no lado de dentro e fora. Personalidade excêntrica.'


Wow, mas eu até curtia achar que era bom beijador.
- Mãaaaaaaaaae, quem sou eu afinal ???
Yaaa, não é uma treta como esta que me vai dizer quem eu sou.
'Serpentário' ??? Não havia nome mais in ?! Sei la , se é uma cobra chama-lhe Slytherin, tinha mais piada. Há pessoas tão crédulas.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Portugal Tem Talento (?)

Não sei, amanhã vou em primeira mão poder ver. Yaa, sou daqueles que se vai enfiar no Theatro Circo amanhã. Espero que seja uma boa comédia. Pelo menos o homem da bilheteira assim o anunciou. Vai ser engraçado. Se virem nos castings daqui de Braga um rapaz assim com barba na plateia, é capaz de ser eu. Tou com bué barba. Já não desfaço desde o Natal. Já arranjei os meus convitezinhos e amanhã lá vou todo sossegadinho ver os pseudo-talentosos daqui da zona. Também vou ver a Bárbara Guimarães e o Zé Diogo Quintela, são factores que pesam na minha decisão de ir assistir.
Presumo que amanhã tenha muitas peripécias para contar. Amanhã se calhar não porque aquilo diz que acaba tarde. Talvez na segunda. Mal posso esperar, ieeeeih.

Eu é que era menino para poder ir lá mostrar o meu talento. Ya, eu tenho um talento enorme. Consigo irritar milhoes de pessoas ao mesmo tempo.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

boa acção do ano

Hoje comecei o meu voluntariado. Sem palavras. Sem comentários.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

apologia de socrates

esta obra de platao corresponde à versão do autor de um discurso dado por sócrates acusado de corromper a juventude, não acreditar em deuses, bla bla bla.

este texto relata o que socrates disse perante sua defesa contra todas as suas acusações, se socrates fosse mesmo assim, hoje estaria morto por falar demais, usou todos e os demais argumentos que fizessem com que não fosse condenado. perdeu e foi condenado, ainda assim, caiu de pé e propôs uma própria pena para si ao juíz. coisa de homem. perdeu por pouca percentagem ou lá o que seria. disse socrates que nunca esperou que a diferença fosse tão ténue, sempre achou que fosse perder por larga margem.

ainda não tive hipótese de ler o texto todo, mas chega para meter muitos meninos em alerta. o senhor era mesmo patrão.

eu e mais um numero grande de pessoas vamos ler isto no dia 24 no theatro circo, quem quiser aparecer está à vontade. não pagam, marcam presença, e ouvem um bom texto. 21h. o recado está dado.

domingo, 9 de janeiro de 2011

ai não há não

não suporto aquelas situaçoes em que as pessoas nos dizem que querem falar connosco mas não no momento, 'depois'. um gajo fica sem saber o que pensar. é tramado. porque normalmente nunca vem coisa boa. é isso e quando as pessoas começam a falar , a contar uma coisa importante e 'depois explico-te tudo' ou 'não posso mesmo contar-te isto'. ou então, 'preciso de falar contigo'. ok, tudo bem, fala. 'pessoalmente'. foda-se. lá vou ter eu de aguentar nao sei quantos dias sem saber o que é. tipo já que começaram, acabem não ?! é frustrante. eu devo sofrer de ansiedade ou assim. qualquer dia dá-me uma coisinha má ou assim. fico a hiperventilar e a entupir as artérias e coisa e tal. o senhor coração não aguenta e não há pacemaker que o valha.

sábado, 8 de janeiro de 2011

forbidden words

berrar, chunga, não, encarnado, esquece, 'fonha-se', como queiras, gregar

( lista a ser preenchida )

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Letters

#1 Letter To Your Best Friend
#2 Letter To Your Crush
#3 Letter To Your Parents
#4 Letter To Your Sibling (Or Closest Relative)
#5 Letter To Your Dreams
#6 Letter To A Stranger
#7 Letter To Your Ex-Girlfriend/Lover/Crush
#8 Letter To Your Favourite Internet Friend
#9 Letter To Someone You Wish You Could Meet
#10 Letter To Someone You Don't Talk As Much As You Would Like To
#11 Letter To A Deceased Person You Wish You Could Talk To
#12 Letter To The Person You Hate Most/Caused You A Lot Of Pain
#13 Letter To Someone You Wish Could Forgive You
#14 Letter To Someone You've Drifted Away From
#15 Letter To The Person You Miss The Most
#16 Letter To Someone That's Not In Your City Or Country
#17 Letter To Someone From Your Childhood
#18 Letter To The Person You Wish You Could Be
#19 Letter To Someone That Pester Your Mind - Good Or Bad
#20 Letter To The One That Broke Your Heart The Hardest
#21 Letter To Someone You Judged By The First Impression
#22 Letter To Someone You Want To Give A Second Change To
#23 Letter To The Last Person You Kissed
#24 Letter To The Person That Gave Your Favourite Memory
#25 Letter To The Person You Know That Is Going Through The Worst Of Times
#26 Letter To The Last Person You Made A Pinky Promise To
#27 Letter To The Friendliest Person You Knew For Only One Day
#28 Letter To Someone That Changed Your Life
#29 Letter To The Person That You Want To Tell Everything, But Too Afraid To
#30 Letter To Your Reflection In The Mirror


Ando de olho nisto. Não sei bem a razão, mas ando. Sim ou Não ? No entanto nestas 30 cartas, há umas quantas que dispensava bem.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Feeling Good

Birds flying high you know how I feel
Sun in the sky you know how I feel
Reeds drifting on by you know how I feel
Its a new dawn it's a new day its a new life for me

And I'm feeling good

Fish in the sea you know how I feel
River running free you know how I feel
Blossom in the trees you know how I feel
It's a new dawn its a new day it's a new life for me
And I'm feeling good

Dragonflies all out in the sun
You know what I mean, don't you know
Butterflies are all having funYou know what I mean
Sleep in peace
When the day is done
And this old world is new world and a bold world for me

Stars when you shine you know how I feel
Scent of the pine you know how I feel
Yeah freedom is my life
And you know how I feel
It's a new dawn its a new day it's a new life for me
And I'm feeling good

Muse

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

se estiveres por aí sem fazer nenhum ouve isto. eu gosto. também gosto disto, mas não tires ideias erradas.

sê sensata.
sê feliz.

faz a coisa certa.
tu mereces melhor.

obrigado. 
vem ter comigo hoje.

As decisões nunca são fáceis de tomar, mas distinguem as pessoas de carácter para as tomar. As pessoas fortes tendem a tomar decisões de pulso firme, mas as melhores decisões. A vida nem sempre corre como tu queres, mas vai continuar a correr por mais pedras no caminho que encontres. É preciso saber dar um passo atrás para poder dar dois passos em frente. Não fiques presa no caminho. Não te percas.

domingo, 2 de janeiro de 2011

2011

Entramos no novo ano, começou bem, a vodafone tirou-me as mensagens no primeiro segundo de 2011, mas vá, eu compreendo. Acordei em 2011 e as coisas pareciam todas iguais. Mais caras, mas continuam as mesmas coisas. As pessoas sorriem enquanto acham que 2011 é que vai ser e não sei quê, mas depois volta tudo ao normal. Tem sido assim. Hoje é o segundo dia do ano. Por aqui pela blogosfera não notei diferença nenhuma, talvez venha a notar. Hoje está bastante nevoeiro, parece o fim do mundo. Não se vê nada nada. Não tinha mais nada para dizer sobre o novo ano. Em 2011 gostava de concluir o secundário, entrar na universidade e tirar a carta. Adorava ganhar o euromilhões. Adorava mesmo. Sobre coisas mais pessoais, não sei o que esperar, a vida dá muitas voltas. Quero que 2011 me surpreenda.

Já agora, há uma pergunta que ando para fazer,

If I just lay here,


yeaaah.