domingo, 27 de fevereiro de 2011

18

Hoje ao que parece chego ao número maior. Atingir a maioridade através de uma simples contagem de anos parece-me a mim um bocado arriscado. O que é ter 18 anos ? É poder votar, poder tirar a carta, poder ser preso, poder estar com uma mulher adulta sem problemas, etc. É ter responsabilidades acrescidas. É um compromisso com o mundo de que um novo cidadão o vai tentar mudar para melhor. Em alguns casos também significa pagar mais. O que me causa estranheza é mesmo o processo de transição, num dia há portas fechadas por sermos menores e no dia seguinte abrem-se. São 6574 dias passados e vividos. Se os meus dedos não falharam claro. São muitas horas. Agora que penso nisso, alguns destes dias foram um total desperdício. Alguns foram mesmo mal vividos. Há coisas do caraças. Dezoito anos não são assim tantos dias. É uma vida curta que, supostamente, é suficiente para preparar um homem para a vida. Depois de 6574 dias eu tenho de ter total responsabilidade sobre os meus actos. Ontem não tinha. O mais giro é que agora também há coisas boas, posso assinar os meus próprios documentos e coisas assim. Posso concorrer a concursos em meu nome. Posso gerir um império. Faz tudo parte do meu plano de conquistar o mundo. Tenho de começar por algum lado.
Em 18 anos tenho algumas histórias para contar. Não as vou contar aqui claro. Lamento, mas o caminho da lamechice e do saudosismo fica para o outro blog. Por aqui não chegam lá. Já conheci muita gente. Poucos resistem até hoje. Muitos tentam, poucos conseguem. Eu não tenho nada que ajudar nisso.
Nos próximos meses vou ter de fazer uns brilharetes nos exames e ingressar numa universidade ainda a determinar. Com o avançar da idade vem a capacidade de tomar decisões e esta é uma das grandes da nossa vida.
É aqui que tenho que ser bom. Tenho de saber tomar decisões ou nunca serei alguém. Dos 17 para os 18 anos mudaram algumas coisas da minha vida. Mudanças positivas. Escolhi essas mudanças portanto.
Quando comecei a escrever este texto ainda não tinha 18 anos confesso, mas agora já tenho. Já recebi mensagens e chamadas de pessoas com quem raramente falo. Nunca tive jeito para conversa de circunstância, mas lá vou tendo que o fazer.
Este texto foi escrito em três momentos diferentes. Antes de ser dia 27, na manhã de hoje e agora, quando faltam algumas horas para ser dia 28. Balanceando o dia, foi positivo. Vi o The King's Speech, eu gostei. É interessante até. Foi, no entanto, mais um dia. A diferença foi só no número de pessoas que me ligaram  e mandaram mensagens. Só gostava de ter estado com a maior parte dessas pessoas, mas não se pode ter tudo.

Agora tenho 18 anos.

e a melhor frase do ano ou do mês vá:

' Eu não sou o melhor, mas ninguém é melhor do que eu.'

4 comentários:

Inês disse...

eu avisei que não me ia lembrar! Parabéns!

José Carlos disse...

Parabéns :)

Filipa Castro disse...

parabéns luís (:

Catarina disse...

Finalmente o tigre virou adulto! :P