quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1 de Dezembro de 1640

Este é para mim o maior feriado, o mais patriótico, o mais importante de todo o nosso calendário. É verdade que não tem direito a dois dias de férias como no Carnaval, mas merecia.
Para quem não sabe hoje celebra-se a Restauração da Independência, ou seja, o dia em que os portugueses deixaram de ser  um anexo espanhol definitivamente até aos dias de hoje. Para mim e visto que não há um feriado a sério chamado 'Dia da Independência' este é o mais importante para mim. No entanto, o povo português é ingrato e celebra mais outro dia qualquer que este. Fico com vergonha só de pensar no contraste entre a festa do 4th July nos EUA e o nosso 1º de Dezembro.
O país vizinho vive tempos complicados. Não sendo eu profundo conhecedor, sei que a Catalunha e o 'país' Basco querem a sua independência. Acho que Portugal deve ser um exemplo para eles, visto que foi o primeiro a reclamar e a conseguir a sua independência. Duas vezes !! Notar que perdeu a sua independência por parvoíce mas enfim. O nosso país parece que não aprende e é comum ouvir-se hoje que se a Península Ibérica se reunificasse seria bom para nós. Eu não sou 'iluminado' o suficiente para afirmar isso, mas torço o nariz à ideia. A nossa língua seria vista como um dialecto. Gosto de ser português.

P.S - Irónico é que amanha celebra-se o dia em que Portugal será oficialmente um anexo da Espanha, ainda que futebolisticamente falando. Estou a falar da candidatura 'ibérica' ao Mundial de 2018 e 2022. 'Ibérica' é o nome que eles usaram para nos convencer que iríamos participar na festa como convidados de honra. Enfim, mas é menos uma qualificação a ser ultrapassada no limite, é o que vale. 

3 comentários:

Catarina disse...

Concordo, até porque também gosto de ser portuguesa!! isso de a nossa junção à Espanha ser o mal para todos os remédios, é um argumento de quem nem se quer deseja dar-se ao trabalho de lutar!

Anónimo disse...

Nao interpretes da maneira errada, mas eu nao tenho grande orgulho em ser portuguesa e nao sinto qualquer amor a patria. Sinceramente poucos sao os motivos de orgulho que podemos ter neste país.
Desde que me lembro que ouço falar em crise, a justiça é uma merda neste país. A educaçao um nojo. Sinceramente vamos-nos orgulhar de que ?
Uma vez no estrangeiro, perguntaram-me qual era a minha nacionalidade. Eu disse que era portuguesa e disseram-me : " portugueses ? trabalham muito pouco e querem ganhar muito. "

Anónimo disse...

Era uma maneira de começar. A mim nao me faz diferença nenhuma ser espanhola.
O que me enerva neste país é a crise. Crise ?! Não fui eu que a criei, não fui eu que a agravei, mas sei que vamos ser nós, a nossa geração e as futuras que a vamos pagar. Enfim. Quando tiver a oportunidade ponho-me a andar daqui para fora.