terça-feira, 12 de abril de 2011

Oficina de Realização - dia 1

Hoje começou a dita oficina. Por volta das 9:30 e até às 10h fui-me encontrando com o pessoal que conhecia que ia participar no workshop. Chegada à hora, descemos uns andares no Theatro Circo até às catacumbas quase. Fomos apresentados aos formadores, o Pedro e o Tiago, tudo boa gente, tudo boa onda.  De seguida, mostraram-nos umas curtas metragens de inícios do século XX, filmagens a preto e branco. A ideia seria darem-nos as noções básicas de cinema, as regras básicas que não sou eu que as vou transmitir aqui. Explicaram diferentes planos de filmagem e simbologias. Basicamente foi uma injecção de matéria. Deram-nos as ferramentas mínimas necessárias para poder trabalhar.
Durante a tarde, formados os grupos de 5, iniciámos o processo de brainstorming de modo a obter ideias para a realização de um filme curto. A ideia é que cada grupo faça um filme e do workshop saiam dois filmes diferentes. No entanto, nós participaremos no filme deles como actores, produtores, assistentes de som, tudo o que seja necessário e vice-versa. Depois de reunidas algumas ideias, a discussão sobre como fazer, qual fazer, o que é melhor levou-nos tempo e mais que tempo. Basicamente demorou a tarde toda.
Estipulou-se que a rodagem seria feita em dois dias sendo que cada dia estaria destinado ao filme de um dos grupos. Calhou que a rodagem do filme do meu grupo fosse só na quinta-feira. Para amanhã está então programada a rodagem do outro filme. Amanhã sim, vamos mexer com câmaras, com material. Awesome.

Estou a gostar do que estou a aprender. De facto, aprendi bastante hoje. Se calhar podia querer ter feito algo diferente com as ideias que tivemos mas compreendo as nossas limitações de horários, de actores, de material. Somos uma equipa, para o bem e para o mal.

2 comentários:

Bruna Silva disse...

, gostei do blog. sigo-te, também me acompanhas ? ;D

José Carlos disse...

promete que mostras o resultado final!