terça-feira, 5 de abril de 2011

para inglês ver!

O nosso país é realmente atrasado. Está num plano muito atrás comparando com outros países da UE. Estamos mesmo parados no tempo. Por exemplo e só para dar mesmo este: a saúde oral não faz parte do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Isto implica que não hajam dentistas em hospitais. Basicamente todos os dentistas trabalham no sector privado, cada um por si, sozinho. Isto atrasa imenso o nosso país.

1 - o acesso à saúde oral torna-se mais caro (como é) e inacessível a muita gente (ainda me lembro que, antigamente, felizmente não no meu tempo, tinha-se que escolher qual dos filhos é que podia ir ao dentista...)

2 - os dentistas são mal pagos

3 - há muita concorrência

Ao que consta, como já foi noticiado, muitos dentistas decidiram pegar nas malas e emigrar. Simplesmente porque o serviço de odontologia é público como é caso do Reino Unido onde muitos dentistas estrangeiros são recrutados para trabalharem em hospitais e no sector público. Já se tentou inserir a saúde oral no SNS mas foi chumbando na Assembleia. O que o Governo lá foi fazendo para calar a oposição foi a criação dos 'cheques-dentista', toda a gente já viu os anúncios e as balelas. Aquilo é como um cartão de crédito, penso que não podemos gastar à sorte ne? E temos prazo para os usar. Aquilo só dá para as crianças! Com todo o respeito xana, eu sei que tens 15 anos e gosto muito de ti anyway, tu sabes. Mas com os meus 18 já não tenho direito a esses 'luxos' *irony*

Isto só prova que Portugal, por mais recordes do Guiness que bata, continua muito atrás.
Mas pronto, lá nos vamos contentando com a maior árvore de Natal, o bolo de não-sei-quê maior do mundo e banalidades inúteis.

1 comentário:

José Carlos disse...

és uma pessoa informada :)
gostei de ler