terça-feira, 5 de outubro de 2010

Portugal e os seus costumes I

Como sabemos é tipicamente português criticarmos tudo que se passa cá dentro. Deve ser genético ou o caralho. Tudo o que fazemos tem tendência a estar mal aos nossos olhos mas se for um estrangeiro a dizer que o nosso país está mal provavelmente mandamo-lo dar a volta ao bilhar grande (mas onde fica mesmo esse bilhar ?!) e fazer escala no seu país natal.
Nesta primeira rúbrica (wtf ?), vou fazer referência a factos históricos que carecem de credibilidade. Chamem-lhes mitos vá.

Uma coisa que nos ensinam na escola é que Cristóvão Colombo (CC) descobriu a América porque se enganou no caminho para a Índia. Reza a história (só iniciei este espaço para poder dizer 'reza a história') que CC pediu a D. João II que o deixasse embarcar até à Índia e que este não o autorizou. CC procurou então o apoio de Espanha e estes acederam ao seu pedido. CC descobre então a terra da Pocahontas e como portugueses que somos ficamos todos contentes com a 'nossa' descoberta. Ah pois é, a descoberta é tecnicamente espanhola. Deve ser mesmo tramado não ?! Afinal o que é nacional é bom mas desde que seja feito lá fora.
Uma coisa que os livros de história não referem e aqui é que vem o mito, a trupe do CC após praticar a miscigenação trouxe a sífilis para a Europa. Então Portugal, bora reclamar a sífilis como nossa ou quê ?! Até aposto que naquele tempo se disse que a sífilis foi descoberta pelos espanhóis.

Nota 1: não temos o direito de reclamar a descoberta como nossa, pelos vistos o CC era italiano e naufragou perto de Portugal e por cá ficou e casou.
Nota 2: miscigenação significa envolver os marinheiros com as índias e todos juntos praticarem a reprodução sexuada. Também havia quem levasse nas caravelas prostitutas para se envolverem com os indígenas. A prostituição era condenada e a condenação poderia ser mesmo essa visto que normalmente as mulheres não iam para alto mar. Éramos tão selvagens.

14 comentários:

Anónimo disse...

Éramos mesmo selvagens Luís !

Catarina disse...

Bem, grande cultura! Eu nunca me lembraria de escrever sobre isso. E nem se quer sabia que o CC era italiano! E muito menos que éramos selvagens a esse ponto (de trazer a doença)!

Mas é verdade, ser português reclamador está nos genes!

Anónimo disse...

Ser selvagem para quê? Não adianta neste país *

Catarina disse...

Selinho para ti no meu blog! (:

Anónimo disse...

Não sou assim luís, sou demasiado preocupada com os outros e meto sempre alguma coisa primeiro que a minha felicidade, é sempre assim. Eu bem tento ser arrogante, mas não consigo :$ Parece estúpido eu sei .

Anónimo disse...

Eu passo a vida a rir-me muitas vezes sem vontade nenhuma para esconder certas coisas. E ás vezes cansa ir buscar força para ter força. Cansa demasiado percebes? Obrigado Luís *

Anónimo disse...

Juro que ás vezes parece que tenho um letreiro a dizer "conselheira" e vem tudo ter comigo. Mas depois não existe uma pessoa que se chegue ao pé de mim por 5 minutos e me pergunte se estou bem. Isso é o que me irrita mais. é não ter ninguém que seja capaz de me perguntar isso.E ás vezes faz-me sentir demasiado sozinha apesar de ter os melhores amigos. E eu meto-me a pensar nestas coisas e pronto.
Mas para toda a gente tenho de me andar sempre a rir, se apareço mal disposta querem logo que me ria, mas não consigo pronto.
Desculpa o testamento :x

Anónimo disse...

Que amor Luís possa. Oh existem pessoas que me veêm sozinha passam, olham e seguem, mas depois querem que eu as ajude, mas eu não sou capaz de dizer não e acabo sempre por ajudar. Eu engulo demasiados sapos :x

Anónimo disse...

Uns sabem mesmo mal digo-te já e comida normal ás vezes enjoa :)

Anónimo disse...

cala-te, ás vezes comer sapos faz bem, ajuda a crescer :)
queres dar o msn? *

Anónimo disse...

Descansa não publico :)

Anónimo disse...

Não sei se desculpo, mas vou pensar no teu caso :b

Anónimo disse...

Além disso já te adicionei naquele coiso a que chamam de msn *

marianita disse...

ri-me com este post, mas acho que tem imenso fundamento e razão! :)